sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O que você pode fazer para o seu relacionamento durar



Não faltam notícias sobre separações. Mas existe um segredo que pode tornar o seu casamento indestrutível. Saiba qual é
“Como manter um casamento feliz e à prova de separação?” 

Esse tem sido um questionamento comum para quem pensa em se casar ou já está em um relacionamento. 

Os casamentos não têm durado muito, como mostram as estatísticas do Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Segundo a pesquisa, para cada três matrimônios há um divórcio. Os brasileiros estão se casando mais, mas as uniões têm vida curta. Esse mesmo estudo apontou que o casamento dura, em média, 15 anos. Assustador, não? 

Mas essa estatística pode ser revertida.

É o que comprovam Emerson Montiel de Brito, paisagista, e Monica Reis, arquiteta (foto abaixo), que são casados há sete anos. Os primeiros anos foram ótimos até o início das crises. 

“Depois de algum tempo, nosso casamento já não era um ‘mar de rosas’, mas sempre estávamos tentando ficar em paz. 

Essa paz tinha prazo de validade, passávamos no máximo um período do dia bem, no outro só briga”, lembra Emerson.

Monica conta que as discussões aumentaram quando Emerson foi promovido na empresa e passou a não ter horário certo para chegar em casa. 

Em meio ao desespero, ela tentava reconquistar a harmonia do casamento, mas não conseguia. “Eu consegui quase estragar tudo quando tive que ir viajar a trabalho para fazer um curso. 

Uma noite, estávamos em três táxis, dois homens voltaram para o hotel por respeito a suas esposas e eu decidi sair. 

Fui a uma casa de prostituição e lá, quando olhei na entrada, me enfeiticei por uma moça e passei a noite com ela”, revela Emerson.
Esse grande deslize quase foi o suficiente para arruinar o casamento. 

“Fiz as malas e fui morar com a prostituta. Minha vida virou um inferno. Além disso, tentei ganhar dinheiro fácil, quase me envolvi com drogas, me destruí”, diz o paisagista.


Enquanto Emerson seguia esse caminho, Monica começou a frequentar as palestras da Terapia do Amor a convite de uma amiga. 

“Decidi lutar porque Deus me ensinou a perdoar e também por querer quebrar a maldição hereditária do divórcio na minha família”, ressalta. Dois meses depois, Emerson notou que Monica estava diferente, mais amorosa e segura e eles reataram. 

Ele também passou a frequentar as palestras e os dois aprenderam a lutar juntos para construir o casamento em uma base sólida e feliz.

“Hoje aprendi que devo colocar a família em primeiro lugar, pois minha esposa sempre esteve ao meu lado tentando e eu a tratava muito mal. 

Aprendemos a ser cúmplices em tudo”, diz Emerson. “Nós aprendemos o poder da sinceridade e cuidamos do nosso relacionamento, lembrando sempre que devemos conquistar diariamente o nosso parceiro como na época do namoro”, completa Monica.

Os segredos para o “felizes para sempre”

O apresentador e palestrante Renato Cardoso explica que, entre muitas dicas, existe um segredo essencial para que os casais vivam sempre unidos tanto na alegria como durante as dificuldades. 

Segundo ele, muitas pessoas fracassam quando tentam manter o casamento porque não conseguem fazer na prática o que sabem na teoria. “Por exemplo, a pessoa sabe que precisa perdoar para vencer os erros do passado e outras falhas cometidas por quem ela ama. Mas como perdoar sem ter experimentado o perdão maior de Deus?

É justamente quando se está próximo do Mestre que se consegue perdoar e o perdão faz apagar a dor de um coração ferido. 

Além disso, o casamento é um tipo de fonte que flui para todas as partes da nossa vida. Trate sua vida amorosa com tanto cuidado quanto com a água que você bebe”, aconselha.

Casamento pobre é casamento...
… que caiu na rotina.
… em que falta amor.
… em que falta respeito.
… sem perspectiva de futuro.
… em que os dois não são um.
… vulnerável aos ataques.
… cheio de brigas.
… sem prazer.
… em que falta sexo.
… sem alegria.
… em que um não tem tempo para o outro.
… em que sobra mentira e falta verdade.
… no qual falta Deus.

Invista no seu casamento ou ele ficará pobre. E casamento pobre também lhe empobrecerá como pessoa.
Para investir no seu casamento, entre outras coisas:
• Priorize-o.
• Reserve tempo para seu parceiro.
• Reeduque-se sentimentalmente.
• Melhore como pessoa.
• Ouça seu parceiro.
• Conheça o Autor do Amor.
• Melhore suas habilidades de comunicação.
• Faça o que é certo sem esperar sentir.

Investimento envolve sacrifício, dar algo adiantado na confiança de que terá um retorno mais tarde. Não espere por seu parceiro. Comece você.


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Semíramis, obelisco e a farsa do natal

Muitos cristãos, inocentemente, aderem a práticas religiosas sem ao menos se atentarem que, na realidade, repetem alguns dos mesmos atos e 'rituais' de culturas pagãs passadas. A comemoração do Natal e o 'culto' à sua árvore são exemplos de como muitos conseguem ser iludidos pela religião.
Semíramis e a farsa do Natal e sua árvore
Para falar do NATAL, é preciso voltar ao tempo de NOÉ, após o dilúvio,
quando um de seus filhos, CAM, o viu dormindo embriagado e nu. Ele começou a rir de seu pai e correu para contar aos seus outros dois irmãos, SEM e JAFÉ.
Estes, ao contrário, foram de costas e cobriram a nudez do pai. NOÉ, quando soube do acontecido, amaldiçoou seu filho CAM, para que este e seus descendentes servissem a seus outros dois filhos. E toda a geração após ele se tornou maldita.
CAM casou-se com SEMÍRAMIS (esta é a mulher da nota de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais; a mulher da Estátua da Liberdade; a mulher da balança da justiça; da Columbia Pictures, etc.)
e ambos geraram um filho, NINRODE. Ele matou seu pai CAM e casou-se com sua mãe.
Foi o fundador da Babilônia, Nínive e outras cidades pagãs. Tentou levantar a torre de BABEL, e DEUS o impediu.
Seu tio SEM o matou, pois ele estava se opondo muito contra DEUS. SEMÍRAMIS, sua mãe e esposa, espalhou a mentira de que ele não havia morrido, e sim que havia ido para o céu, pois ele se dizia deus - o deus sol.
SEMÍRAMIS engravidou e dizia ser um presente dos deuses, que era a reencarnação de NINRODE; mas, na verdade, era fruto de uma traição, pois seu marido, e filho, já estava morto. E nasceu TAMUZ, no dia 25 de dezembro, deus sol dos egípcios, babilônicos, gregos, persas, romanos e, hoje, das S.S. (sociedades secretas).
Ele morreu durante uma caça, provavelmente por um animal selvagem, e seu corpo ficou caído sobre um tronco apodrecido de árvore. Sua mãe dizia que neste tronco nasceu um pinheiro, e todos os anos, no dia 25 de dezembro, era comum as pessoas levarem um pinheiro para dentro de casa e o enfeitarem com ouro e prata, como símbolo do renascimento de TAMUZ.
As sacerdotisas jejuaram e choraram por 40 dias e 40 noites a morte de TAMUZ ao pé do pinheiro e, no final desse período, elas agradeciam umas às outras fazendo trocas de presentes, os quais eram depositados aos pés desse pinheiro. Todos os anos, no dia 25 de dezembro, era comemorado o Natal (nascimento de Tamuz).
Quando os PERSAS dominaram essa região, eles levaram todas as idolatrias para a PERSIA, inclusive os deuses TAMUZ, NINRODE E SEMÍRAMIS, que apenas mudaram de nome. O domínio, em seguida, passou para os GREGOS, e estes fizeram a mesma coisa, mudando apenas os nomes; eles passaram a ser ZEUS, AFRODITE E EROS.
Em seguida, os EGÍPICIOS dominaram e mudaram os nomes também, passando a se chamar OSIRIS, ISIS E HORUS.
Já nos tempos de JESUS CRISTO, o domínio era ROMANO, e ROMA mudou também os nomes. Passaram a se chamar apenas VÊNUS E CUPIDO, caindo a figura do pai. E no Século IV, depois de CRISTO, o imperador CONSTANTINO, para agradar aos CRISTÃOS que eram em grande número em ROMA, decidiu oficializar o CRISTIANISMO como religião oficial de ROMA. E para agradar ainda mais a eles, pegou os nomes mais fortes dentro do CRISTIANISMO e passou a chamar os ídolos por nomes CRISTÃOS.
TAMUZ e SEMÍRAMIS passaram a se chamar MENINO JESUS e VIRGEM MARIA. Assim, o Natal continuou a ser comemorado como sendo o nascimento do menino JESUS, mas, na verdade, esse menino seria TAMUZ, o deus pagão.
Outro engano disfarçado são os obeliscos. Feitos de uma pedra em forma quadrangular e alongada, os monumentos, preferencialmente, eram colocados na área central de amplos espaços abertos e nos templos do deus sol, Rá. E, apesar de no antigo Egito obelisco significar ‘proteção’ ou ‘defesa’, saiba o que realmente representa.
Obelisco
Você está olhando para a mais famosa representação pública do ato sexual no mundo. Este obelisco, no meio da satânica Roda das Oito Etapas para a Iluminação, encontra-se na Praça de São Pedro, no Vaticano. Bastante interessante ver uma representação sexual no Vaticano, pois eles falam muito sobre sexualidade, uma prova de que o catolicismo romano é uma forma de satanismo muito profunda. Outra prova é a ‘cruz invertida’, usada pelo papa.
Concluímos que o Obelisco é um monumento feito para adorar deuses, simbolizando a bandeira de Lúcifer e o ato sexual.

domingo, 21 de dezembro de 2014

O Que a Bíblia Diz!!



Bíblia
"Eu sou o que a Bíblia diz quem sou, eu tenho o que a Bíblia diz o que tenho e eu posso aquilo que a Bíblia diz que eu posso".
Eu amo a Palavra de Deus! Ela norteia os meus passos, me indica o caminho, me anima, me ensina, molda o meu caráter, me ajuda, me fortalece, me faz conhecer a vontade de Deus para a minha vida!
"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho." Salmos 119:105
EU SOU O QUE A BÍBLIA DIZ QUEM EU SOU:
  • Filho de Deus:
"O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus." Romanos 8:16
Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.” Romanos 8:17
  • Vencedor:
"Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." Romanos 8:37
  • Geração eleita; Sacerdócio real; Nação santa e povo exclusivo de Deus
"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." 1 Pedro 2:9
  • Sal:
"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Mateus 5:13
  • Luz:
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte." Mateus 5:14
  • Sou escolhido e separado por Deus:
"Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações". Jeremias 1:5
EU TENHO O QUE A BÍBLIA DIZ O QUE EU TENHO
  • Salvação e Vida Eterna
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 6:23
  • Eu tenho o sangue de Jesus sobre a minha vida que me purifica de todo o pecado e que me aproxima de Deus!
"Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo." Efésios 2:13
"Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." 1 João 1:7
EU POSSO AQUILO QUE A BÍBLIA DIZ O QUE EU POSSO!
  • Não há tentação que eu não consiga resistir em Cristo!
"Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar." 1 Coríntios 10:13
  • Eu posso todas as coisas!
"Tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:13
São apenas algumas passagens que mostram quem somos, o que temos, e o que podemos fazer em Deus! A Palavra de Deus nos mostra todas as coisas, são inúmeras promessas, direções, conselhos! Não tem como colocar tudo aqui! Leia a Palavra, descubra a cada dia quem você é, o que Deus tem para a sua vida e o que você pode Nele!
Eu sou o que a Bíblia diz o que sou, eu tenho o que a bíblia diz o que tenho, eu posso tudo aquilo que a bíblia diz o que posso, porém, para que tudo isso seja verdade em minha vida, eu devo fazer aquilo que a bíblia diz para eu fazer! A Palavra nos diz quem somos, o que temos e o que podemos em Deus, mas também, indica o caminho, as condições e atitudes que devemos ter para que sejamos homens e mulheres de Deus, para alcançar aquilo que Ele tem para nós, e dessa maneira, poder realizar o que é para ser realizado!
A Palavra de Deus é a Verdade! Nela a gente encontra todas as promessas de Deus ao nosso respeito! Porém, a Palavra não é apenas para ser lida e, sim, também, praticada! Pois, se não for praticada, não terá efeito algum sobre a nossa vida! Creia sobre aquilo que a Palavra de Deus diz ao teu respeito, faça o que ela diz o que é para ser feito, e desfrute daquilo que Deus tem para a sua vida!
"Eu sou aquilo que a Bíblia diz quem sou, eu tenho o que a bíblia diz que tenho, eu posso aquilo que a bíblia diz que posso, porém eu faço aquilo que a bíblia diz o que é para fazer"
O “ser”, “ter " e "poder" eu tomo posse daquilo que Deus tem para mim e eu creio na Palavra, porém o "fazer" cabe a mim! Obedecer a Palavra é uma decisão, é o que Deus espera de nós, para que dessa maneira, além de agradar o coração Dele, o "ser", "ter" e "poder" possa ser uma verdade em nossas vidas!
"Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho, e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” Tiago 1:23
Que Deus te abençoe! 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Ninguém o Persiga


"O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão." -Provérbios 28:1
Você já dirigiu na estrada rápido demais, sabendo disso, e ainda olhou para os lados verificando se não havia policia por ali? É uma sensação desconfortável.
Os justos são pessoas corretas em suas obras e ações, eles podem andar sem medo de serem pegos.
Existe alguma área em tua vida que você tenha medo que os outros descubram? Desacelere e dê uma boa olhada nela.
Antônio Carlos Baptista



Se Era Tudo Assim Mesmo


"Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo." -Atos 17:11
É muito importante que fiquemos ligados na palavra de Deus. Se não, de que maneira saberemos se estamos recebendo os verdadeiros ensinamentos de Cristo?
Não poderíamos facilmente ser enganados se não conhecêssemos bem a verdade? Deus nos abençoou com algo muito importante; a Bíblia.
Vamos usá-la corretamente para nos guiarmos pelo caminho certo, e para analisarmos se temos sido ensinados corretamente.
Você está familiarizado o suficiente com a Bíblia para saber se o que as pessoas ensinam está de acordo com a palavra de Deus?
Antônio Carlos Baptista



segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Ajudar de Coração



"Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente." -1 Timóteo 5:8
Alguém na sua família está precisando de ajuda? As vezes pode ser um desafio ser aquele que vai se prontificar e ajudar.
Pode haver muita bagagem emocional que te faça hesitar. Do mesmo modo que Paulo ensinou seu filho, Timóteo, Deus também está nos desafiando a fazer o mesmo.

Não importa se com hesitação ou prontamente, ofereça ajuda com sinceridade e de todo o coração.
Antônio Carlos Baptista

Porque o diabo não pode nos tocar




É simples de entender por que o diabo não pode tocar naquele que está permanentemente com a vida no Altar. 

Tudo que é impuro provém dele e do inferno, enquanto Deus é a essência da pureza.

Quando a vida é colocada no Altar como oferta viva, ela passa a ser banhada pelo Sangue do nosso Senhor Jesus Cristo. Lembre-se que Ele derramou todo o Seu Sangue no Altar (monte Calvário). 

Espiritualmente falando, esse Sangue continua purificando todos os que apresentam seu sacrifício no Altar.

Muito mais o Sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a Si mesmo Se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus Vivo! Hebreus 9.14

Não importa o pecado que essa vida cometeu. Uma vez ela se entregando no Altar com todos os seus "apegos": dinheiro, casa, filhos, marido ou esposa, “PhDs”, orgulhos, honras, enfim, com o que tem e o que é, sem reservas, o diabo a enxergará pura e jamais poderá tocá-la.

Leia Salmos 24.3-5

Você saberá quem obterá a bênção do Senhor.
Salmos: 24. 3. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? 4. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5. Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação.
Deus os abençoe!
Antônio Carlos Baptista


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Motivos que fazem as pessoas deixarem as igreja


Tem crescido em todo o mundo o número de pessoas que se dizem desiludidas com as igrejas evangélicas. Elas escolheram ficar afastadas de suas denominações, e suas justificativas giram em torno da decepção com instituições e pessoas.
Alguns, depois de vagarem por várias congregações, levantaram a bandeira que a igreja organizada faliu e que é totalmente desnecessário terem vínculos e seguirem regras.
No Brasil, esse pensamento tem ganhado força no movimento dos "desigrejados", que já somam milhões de ex-membros provenientes de inúmeros seguimentos. Eles não se consideram desviados por viverem assim. Na maior parte dos casos, os desligamentos das igrejas foram motivados por problemas de relacionamento interpessoal. Encontramos pessoas feridas por mentiras, abusos espirituais, julgamentos, maus tratos, escândalos etc.
Vou contar minha experiência pessoal para elucidar melhor o assunto. Estou prestes a completar 25 anos na Igreja e, neste tempo, conheci milhares de pessoas. Dentre elas, muitas sinceras e de excelente caráter e postura. Porém, também vi algumas de má índole que buscavam apenas promoção e glória. Reconheço, por experiência própria, que essa minoria impõe sofrimento aos outros membros sim. Mas decidi não permitir que a minha fé entrasse em crise por causa disso. Creio que fugir da igreja não impedirá ninguém de experimentar decepções.
Quantas vezes você se desentendeu com algum familiar? Mas você não se excluiu de sua família por causa disso.
Se, para proteger a fé, tivéssemos que viver sozinhos e isolados, o Próprio Senhor Jesus daria esse exemplo. Entretanto, Ele fez exatamente o contrário. Mesmo com o sistema religioso corrompido e hipócrita de Sua época, Ele foi um judeu zeloso. Frequentava o Templo e as sinagogas. Ele cumpriu a Lei, mas rechaçou as tradições. Ele sabia que não teria como influenciar os outros se não estivesse próximo deles. Conviveu com todo tipo de pessoas, mas uma minoria era verdadeira. Para evitar decepções, nos ensinou que não devemos esperar muito dos homens, pois são falhos.
Aprendi que quando um homem de Deus está no Altar, ele é o canal Divino para o povo. Mas, fora do Altar, é uma pessoa normal, com personalidade, qualidades e defeitos. Infelizmente, as pessoas projetam nas outras uma identidade de “super santas” e não se preparam para ver suas falhas. Então, escandalizam-se e se perdem.
Claro que estou falando de erros, pois, tratando-se de pecado, as pessoas que o praticam não estão aptas para ensinar ninguém. É por isso que as igrejas devem contar com a disciplina.
Entenda também que não é porque alguém pecou que você vai deixar que sua fé se esfrie. Devemos manter os olhos fitos no Maior Exemplo, e não cair no erro de acharmos que não existem mais pessoas sinceras e interessadas no benefício do seu próximo.
Se você que está lendo este texto agora passou por situações muito ruins que o fizeram se afastar, lamento muito. Mas seria bom que você repensasse sua decisão e voltasse atrás. Creia que o Altíssimo pode transformar em bem todo o mal que você viveu, e ainda usará isso para o seu crescimento.
Pense: como Ele fará justiça, ou irá defendê-lo, se você se cansou, desistiu ou agiu por conta própria?
Conviver com as pessoas dói, mas nos lapida e ensina.
E quanto às regras existentes nas igrejas, que alguns criticam tanto, saiba que elas são necessárias. Imagine um lugar onde centenas ou milhares de pessoas se reúnem e cada uma decide fazer o que quer, como quer, na hora que quer?
Diante dos milhões de homens e mulheres que estão colocando sua Salvação em risco, ao sustentar esse pensamento, quero dizer que não defendo aqui a placa de uma igreja, pois tenho consciência de que ela não salva. Meu objetivo é mostrar que a igreja física é fundamental para você ser corrigido, exortado, estimulado a dar frutos e a desenvolver os dons. Viver longe dessa comunhão é o mesmo que separar o peixe da água, o sangue do corpo, as nuvens do céu ou Cristo de Sua Igreja.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Cristo é a Videira


"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.


Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.


Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."
João 15:1-5

Cristo é a Videira, e Deus é o Lavrador que cuida dos ramos para torná-los frutíferos. Os ramos frutíferos são os verdadeiros crentes que, por meio da união de sua vida com a de Cristo, produzem muito para o Reino. 

Os ramos frutíferos são limpos, para que o seu crescimento seja favorecido. Por este motivo as vezes Deus tem sido muito procurado nas dores, para que ele entre em cena em sua vida. Ele visa fortalecer seu caráter e sua fé. 

Os frutos produzidos para Deus, não se limita apenas à atividade de ganhar almas, "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança."

Deus envia diariamente a luz solar e a chuva para fazer a plantação crescer, e constantemente alimenta cada planta pequena preparando-a para florescer. Esteja verdadeiramente com Jesus e os frutos serão produzidos naturalmente.

Paz seja convosco!
Antonio Carlos Baptista

Feridas Invisíveis


"Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas." -Salmo 147:3
Nossas feridas não são mais visíveis aos outros quando estão curadas. Mas as memórias e emoções permanecem.

Sem perceber, nossas palavras podem cutucar as nossas feridas que já foram saradas.
Nós devemos sempre tentar estar atentos e sermos encorajadores.

Em outras palavras, domine a arte da exortação. Encoraje pessoas hoje, e lembre-se que Deus pode curar suas feridas se você assim permitir.
Antônio Carlos Baptista

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Sem Amor Nada Disso Me Valerá



"Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá." -1 Coríntios 13:3
Muitas vezes, aparentemente, pode parecer que fazemos tudo certo e que somos justos.
Mas este versículo nos mostra que é possível fazer as coisas certas, mas continuar sendo errado, se o teu coração estiver fora do alvo.
O mais importante é ter amor pelas pessoas e, o verbo que acompanha a palavra amor é servir.
Examine quais tem sido as tuas motivações. Você é motivado pelo amor ou pelas circunstâncias?
Antônio Carlos Baptista

A hipocrisia dos "irmãos" (Falsidade)



E, estendendo-se três vezes sobre o menino, clamou ao SENHOR e disse:
Ó SENHOR, meu Deus, rogo-Te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele.
O SENHOR atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. I Reis 17.21,22
Elias clamou e a alma do menino, que já estava com Deus, voltou a entrar nele.
Quantas respostas são obtidas através de um clamor, jejum ou uma corrente?
Porém, existem outras respostas que exigem muito mais da nossa fé.
Elias subiu o Monte Carmelo para buscar uma resposta a qual, por meio dela, ficasse provado que o seu Deus era o Único.
Ele queria que o fogo fosse derramado dos céus.
Algo sobrenatural que não deixaria nenhuma margem para dúvidas sobre quem era o Verdadeiro Deus.
Nesse caso, ele teve que apresentar uma prova de fé, que é o sacrifício.
Tratando-se do sacrifício, ele sempre será a maior expressão de fé, independentemente do altar onde é apresentado. Os servos de Baal apresentaram o sacrifício a Baal.
E Elias apresentou o sacrifício a Deus.
O resultado não poderia ser outro: Deus respondeu com fogo!
Hoje existe uma hipocrisia no meio daqueles que se dizem crentes, evangélicos e até cristãos. Supostos "irmãos" que criticam aqueles que apresentam o sacrifício no Altar do Deus Vivo em nome da sua fé.
Se esses "irmãos" se empenhassem para mostrar a fé que funciona para aqueles que são enganados pelas religiões, na mesma intensidade que perseguem e criticam quem sacrifica, o Reino de Deus aqui na Terra seria expandido muito mais rápido. Mas a verdade é que eles não podem mostrar o que não vivem, e não vivem porque não creem.
Eu fico pensando:
Se esses "irmãos" estivessem no Monte Carmelo na hora do Desafio de Elias,de que lado eles ficariam? Do lado de Deus ou de Baal?

O que a Bíblia diz sobre a morte?

Cuidado! Em um momento de luto, tendemos a interpretar a Palavra de forma errada

“A vida é a infância da imortalidade”, refletiu o escritor e pensador alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), o que faz completo sentido se levarmos em contao que a Bíblia nos ensina sobre a morte. De acordo com o que vivemos aqui na Terra, nossas atitudes e posturas, nosso real compromisso com Deus, nos preparamos para a Eternidade ao lado dEle, como nos foi prometido pelo próprio Senhor Jesus.
Entretanto, a maioria das pessoas, mesmo algumas cientes do que a Bíblia diz, não veem a vida e a morte como Goethe. Resultado: sofrimento, angústia. Muito por causa de uma forma errada de encarar tudo o que acontece.
Leia também: Um dia para chorar pelos mortos?
“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em Sua companhia, os que dormem.” 1 Tessalonicenses 4.13,14
Claro que a saudade dos entes queridos dói. Mas muito dessa dor diminuiria se pensássemos não só na saudade, que é normal, mas também que a pessoa que se foi teve uma vida íntegra e realmente compromissada com os preceitos Divinos, e que seu lugar na Eternidade está reservado, como Jesus prometeu quando também morreu e ressuscitou.
“Melhor é a boa fama do que o unguento precioso, e o dia da morte, melhor do que o dia do nascimento.” Eclesiastes 7.1
Ao terminar os seus dias na Terra você terá algo a comemorar? Ou sua vida foi somente tempo perdido? A morte, muitas vezes, pode ser vista como o desfecho de uma vida plena em realizações, não importando sua duração, mas o que foi feito nela.
“O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nEle se refugiam.” Naum 1.7
Quando o luto nos abate, por mais que os cuidados de nossa família e dos amigos sejam de uma enorme ajuda, só Deus é capaz de nos dar a resistência de que precisamos para atravessar o momento difícil.
Jesus nos devolveu o elo partido


“Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.
Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.” 1 Coríntios 15.21-22
Adão desobedeceu a Deus, e morreu espiritualmente. Separou-se dEle por livre e espontânea vontade, ainda que sob tentação.
No entanto, por meio de Sua própria morte em sacrifício, o Senhor Jesus nos devolveu aquele elo partido no Éden. Mas precisamos aceitaresse sacrifício para que ele valha em nossas vidas, eternamente.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá;
e todo o que vive e crê em Mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” João 11.25,26
A última frase do segundo versículo é muito curta, porém, é uma das mais importantes de todo o trecho bíblico destacado. Sim, muitas vezes ouvimos que o Senhor Jesus é a ressurreição, é a vida em pessoa. Ele mesmo nos prometeu a Vida Eterna se estivermos de acordo com os Seus preceitos.
Mas tudo isso depende de acreditarmos nEle, assim, venceremos a morte física para viver eternamente ao lado do Pai. “Crês isto?”
É muito importante entender o que nos espera após a morte, ter certeza da Salvação da nossa alma. 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Coroa De Esplendor



"O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e se obtém mediante uma vida justa." -Provérbios 16:31

Não se sinta desencorajado pelo teu cabelo grisalho, mesmo que você viva cercado por uma cultura que valoriza a juventude.

Tenha orgulho do tempo que você já viveu e se recuse a ter vergonha da tua idade.

Você tem muito para oferecer aos que estão a tua volta, ofereça a tua sabedoria às pessoas.

Pare de arrancar e de pintar os teus cabelos grisalhos! Eles são um presente de Deus, uma coroa de esplendor.
Antônio Carlos Baptista

Sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos


Sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos." -1 Tessalonicenses 5:15
"Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos." -1 Tessalonicenses 5:15

Quando ficamos ofendidos, a primeira reação que temos é de retribuirmos a ofensa.
Como cristãos nós sabemos que não devemos nos deixar dominar pela ira nem machucar as pessoas, mas mesmo assim acabamos fazendo isso.

Não desvie do foco, não retribua o mal com o mal, Deus cuidará disso para você.

Afinal de contas, você tem coisas muito mais importantes para fazer; como por exemplo, mostrar o amor de Deus às pessoas que te prejudicaram.
Antônio Carlos Baptista

Decisões Difíceis


"Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado." -Tiago 4:17
Nós tomamos muitas decisões difíceis todos os dias. Muitas vezes nós simplesmente colocamos os prós e os contras na balança.

O único problema disso é que você é sempre aquele que é beneficiado.
Não pensar sempre: "Como eu posso me beneficiar com isso?"
vai permitir que você convide Deus para participar das tuas escolhas.


Tomar uma boa decisão, que vai beneficiar alguém, mas que talvez te custe alguma coisa, te trará paz hoje e benefícios no futuro.
Antônio Carlos Baptista

Como Deus lida com o pecado



No deserto de Zim, o povo estava sedento e não havia água para o consumo. 

As pessoas começaram a reclamar com Moisés, que rogou a Deus por uma solução, e o Senhor lhe ordenou que falasse à rocha para que dela saísse a água que saciaria a sede de todos Números 20.

Imagine um líder que, por 39 anos, conduzia cerca de três milhões de pessoas pelo deserto, as quais, sucessivamente, o culpavam por qualquer dificuldade e frustração! Além dessa grande responsabilidade, Moisés ainda sofria silenciosamente com a morte da irmã, Miriã.

Por um instante de ira, ele bateu na rocha duas vezes em vez de falar a ela. Essa atitude entristeceu sobremaneira a Deus, que o impediu de entrar na Terra Prometida.

Talvez você esteja pensando que o ato de Moisés não tenha sido tão grave assim e que certamente sua fraqueza seria compreendida por Deus, não é verdade? Não, não é verdade. 

As coisas ficaram muito ruins para Moisés e seu irmão, Arão. 

Porque Deus julga a raiz do pecado e penetra onde os olhos humanos não conseguem avaliar. 

Para o Altíssimo não importam as justificativas dadas por uma pessoa para defender o seu erro, pois Ele não é convencido por nenhuma desculpa usada para a prática do pecado. 

Ele enxerga o pecado em si.

Irrefletidamente, Moisés desobedeceu ao que lhe foi mandado fazer. 

A água jorrou para saciar a sede do povo, porém, Deus repreendeu severamente ele e Arão: Visto que não crestes em Mim, para Me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei. Números 20.12

Repare que o pecado de Moisés não foi carnal, cometido por uma fraqueza ou uma tentação, mas espiritual. 

Ele desobedeceu porque foi incrédulo. E, vindo de Moisés, Deus considerou um duro golpe, como a traição de um amigo, visto que Ele o honrava diante de todos e agora estava sendo desonrado na frente do Seu povo. 

Seu Nome não seria santificado e nem receberia a glória devida. Moisés e Arão prevaricaram contra Deus e usaram sua posição de liderança com motivação errada Deuteronômio 32.51.

A incredulidade produz um comportamento tão insolente e desaforado que põe em xeque a confiabilidade na Palavra Divina, como se o Todo-Poderoso não fosse capaz de cumprir o que promete.

O pecado rendeu a Moisés o que ele mais desejava: terminar sua missão. 

Ele teve o prazer, ou o pesar, de avistar a Terra Prometida de longe, mas não pôde entrar, apesar de insistir, e muito, com o Altíssimo. 
Para um líder como ele, não poderia haver nada mais doloroso.


Diante do que aconteceu com Moisés, podemos considerar uma preciosa lição: quanto mais conhecemos a Deus e a Sua Palavra, mais temor e tremor devemos ter, pois Ele tratará as nossas falhas com critérios justos e individuais, e ninguém estará imune às consequências das faltas praticadas.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A confissão de Davi

 

 

Salmos 51 - A confissão de Davi

Este é um dos salmos mais conhecidos da Bíblia, principalmente o verso 10. É uma confissão de pecados que foi extraída do fundo do coração de uma pessoa que reconhecia plenamente a sua culpa. Davi escreveu este salmo após o profeta Natã tê-lo visitado, por causa do seu adultério com Bate-seba e da sua responsabilidade na morte do marido dela. O relato do pecado de Davi está escrito em 2 Samuel 11 e a visita do profeta Natã está em 2 Samuel 12:1-13. Outro salmo em que Davi fala do perdão de seus pecados é o Salmo 32.


Davi tinha confiança na bondade e na misericórdia de Deus e por isso ele clamou ao Senhor que se compadecesse dele perdoando-o (v. 1, 13). Ele pedia a Deus que o purificasse, removendo dele a culpa pelo seu pecado (v. 2, 7).

Davi tinha total consciência de que seus atos eram graves pecados contra Deus e isso o atormentava diariamente (v. 3). Ao afirmar "Pequei contra ti, contra ti somente" (v. 4) Davi não estava dizendo que não havia pecado contra Bate-seba e seu esposo Urias. A ideia dessa frase é que todo e qualquer pecado é uma ofensa a Deus. Por exemplo, José quando esteve no Egito e recusou a sedução da mulher de Potifar, declarou "como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?" (Gn 39:9). Certamente se José tivesse adulterado ele teria cometido um pecado contra Potifar também, além de pecar contra Deus.

A essência do sincero arrependimento e da verdadeira confissão está contida em todo o verso 4, mas especialmente na frase "fiz o que é mau perante os teus olhos". Davi não tenta justificar seus erros. Se fosse agir da forma natural do ser humano ele poderia ter dito algo como: "Senhor eu pequei, mas foi porque a mulher era muito bonita e eu não resisti". Mas, ao contrário, Davi se entrega totalmente ao julgamento de Deus, afirmando que seus atos estavam errados e não tinham justificativa.

Podemos ver um exemplo de uma confissão parcial no caso de Adão e Eva. Ao ser questionado por Deus, Adão afirmou "A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi." (Gênesis 3:12). Desta forma Adão colocou a culpa do seu pecado na mulher e, indiretamente, em Deus que criou a mulher e a deu a ele. Seguindo seu exemplo, a mulher colocou a culpa na serpente: "A serpente me enganou, e eu comi." (Gênesis 3: 13).

Ao pecarmos, somos os principais responsáveis pelo pecado, pois a Bíblia afirma que "... Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." (1 Coríntios 10:13). Em outras palavras, quando pecamos é porque decidimos pecar, voluntariamente ou por omissão.


Davi tinha conhecimento a respeito da natureza pecaminosa do ser humano, afirmando que ele já nasceu em iniquidade, ou seja, que até mesmo as crianças pequenas herdam a propensão para a maldade (v. 5). Ao afirmar isto ele estava enfatizando diante de Deus a sua necessidade de ajuda, pois ele era fraco e tendente para o mal, assim como todos os seres humanos.

O salmista sabia que a alegria de Deus era quando um homem se aproximava dEle com um coração sincero (v. 6). Ele rogava a Deus que enquanto estivesse buscando a Deus em secreto (Mateus 6:6) Deus o concedesse sabedoria.

Mais uma vez Davi clama a Deus que o purifique. Desta vez ele especifica "Purifica-me com hissopo" (v. 7). O Hissopo é uma erva aromática que na época era usada nas cerimônias de purificação. Davi estava dizendo a Deus que necessitava de uma limpeza e purificação mais profunda, pois o seu pecado era grave.

No verso mais conhecido deste salmo, Davi clama: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável." (v. 10). Davi não ansiava apenas o perdão, mas também um coração novo, ou seja, uma mente transformada. Quando o arrependimento é sincero ele vem acompanhado de um desejo de não praticar mais o pecado. Davi desejava ter um espírito (ânimo, força, disposição, mente) inabalável, para que pudesse resistir às próximas tentações que viriam pela frente na sua vida.

Ele tinha medo de que o seu pecado causasse o seu completo afastamento de Deus (v. 11) e por isso ele pedia a Deus que o perdoasse dando-lhe novamente a alegria de estar salvo (v. 12), o que lhe daria uma nova disposição para servir a Deus voluntariamente. Essa disposição faria com que ele testemunhasse aos outros as maravilhas que Deus operou em sua vida, buscando com isso levar outros à mesma salvação que Deus operara em sua vida (v. 13). A tendência natural de uma pessoa salva é contar aos outros o que Deus lhe fez. Além disso, uma pessoa salva louva a Deus (v. 14-15).

Davi reconhecia que o que agrada a Deus não são as cerimônias religiosas, os atos exteriores, quando são desprovidos de um coração sincero (v. 16). O que Deus deseja em primeiro lugar é um profundo e sincero arrependimento (v. 17). Só após o arrependimento e a certeza da salvação é que poderemos oferecer a Deus um perfeito serviço religioso.


Por fim, Davi termina o salmo rogando não somente por ele, mas também pela sua cidade de Jerusalém, representada pelo monte Sião (v. 18), para que o seu pecado individual não interferisse nas obras de fortificação da cidade (ver 2 Samuel 5:9; 1 Reis 3:1; 9:15,16). Quando estivesse em paz e segurança o povo teria mais um motivo para louvar a Deus oferecendo-lhe sacrifícios "de justiça", ao contrário dos sacrifícios falsos, citados no verso 16.


Podemos perceber neste salmo que o processo de salvação de um pecador arrependido consiste de:

  • Conhecimento a respeito de Deus, da Sua bondade e misericórdia (v. 1; Isaías 55:6-7; João 6:37; 1 João 1:9; 2:1);
  • Reconhecimento de nossa culpa (v. 2; 2 Samuel 12:13; Mateus 26:75; 1 Timóteo 1:15)
  • Confissão dos pecados (v. 4; Provérbios 28:13; 1 João 1:9)
  • Mudança de Vida (v. 10; Atos 3:19)
  • Certeza da salvação (v. 12; 2 Timóteo 4:7-8)
  • Desejo de servir a Deus (v. 12-13)

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Reflexão Vale dos Ossos! Fantástico.


Entre Em Acordo


"Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal.
Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão." -Mateus 5:25

O orgulho pode se infiltrar nos relacionamentos quando discutimos. 

Quanto mais você alimenta estas discussões, mais difícil se torna a reconciliação. 

Os dias vão passando, semanas, anos e você se acostuma com o jeito que as coisas ficaram nos teus relacionamentos. 

Cada minuto que passa depois de um desentendimento, faz com que se torne mais difícil pedir perdão. 

Não deixe que o orgulho roube isso de você. 

Faça disso uma prática constante na tua vida: entre em acordo depressa, não deixe que os desentendimentos cresçam.

Antônio Carlos Baptista

Morno


"Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca." -Apocalipse 3:15-16

O que é estar pegando fogo no Espírito? Deus vê a tua fé como fria ou quente, ou pior, como morna?
Você está pensando em como pode impactar o Reino de Deus?

O teu dia é cheio de compromissos ou cheio de propósitos?

Talvez seja o momento de adicionar alguma paixão a tua vida.

Coração Quebrantado

"O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido." -Salmos 34:18

Você está perdendo alguém que é muito próximo de você? A dor pode ser muito forte e até mesmo insuportável. 

E mesmo que você pense que ninguém pode entender a tua dor, existe alguém que entende. 

Coloque tua tristeza nas mãos de Deus, mesmo que seja só por um momento, você será confortado. 

Lembre-se que Deus te ama e que Ele nunca te abandonará.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Tudo começa no Altar !

A maioria das pessoas que chega até nós vem trazendo uma infinidade de cargas e problemas que a tem feito gemer e chorar por anos. 

Quando essas pessoas chegam à igreja, trazem dentro de si a ideia de que todo seu sofrimento é devido àquele problema, e isso as leva a começar sua luta para resolverem tal situação. 

São correntes, orações, jejuns, vigílias, propósitos, enfim, elas fazem de "tudo", e o pior é que na maioria das vezes essas pessoas se frustram por não verem os resultados esperados no tempo esperado, pois o que recebem é muito pouco. 

É aí que vem a pergunta: Onde estou falhando? Por que Deus não me responde? 

A resposta é simples: O maior problema delas não é aquele problema que elas trouxeram, senão o seu problema em relação a Deus! O Altar delas está em ruínas! E se elas não resolverem seu problema com Deus, elas não vão resolver seu problema no casamento, com o filho, de dinheiro etc. 

A separação de Deus foi e é a maior causa da desgraça humana. Mas, infelizmente, as pessoas ficam tão cegas por suas tribulações que não conseguem enxergar que estão perdidas.

Israel foi advertido por mais de 23 anos pelo profeta Jeremias que seus pecados o levaria à destruição, mas em sua rebeldia insistia em não ouvir, o que o levou a perder tudo: sua liberdade, sua dignidade, sua paz e, o pior, o Templo foi destruído, Jerusalém massacrada e o povo levado para o cativeiro, onde gemeu por setenta anos. Leia Jeremias 25.3-11.

Passado os setenta anos, Deus em Sua infinita misericórdia levantou um rei, Ciro, o qual libertou Israel de seu cativeiro e o mandou voltar à Jerusalém para reconstruir o Templo e a cidade. Deus lhe deu uma oportunidade! 

E no seu regresso, o povo entendeu onde residia o maior problema: sua separação do Altíssimo! Sabia que de nada serviria reconstruir a cidade, os muros, suas casas, se primeiro não restaurasse sua relação com Deus, que estava em ruínas. 

Foi assim que, ao chegar, o povo de Israel não perdeu tempo. 

O primeiro a fazer era restaurar o Altar, pois, como relacionar-se com Deus sem Altar? É impossível! 

Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel já nas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém. 

Levantou-se Jesua, filho de Jozadaque, e seus irmãos, sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos e edificaram o altar do Deus de Israel, para sobre ele oferecerem holocaustos, como está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus. 

Firmaram o altar sobre as suas bases; e, ainda que estavam sob o terror dos povos de outras terras, ofereceram sobre ele holocaustos ao SENHOR, de manhã e à tarde. 

Celebraram a Festa dos Tabernáculos, como está escrito, e ofereceram holocaustos diários, segundo o número ordenado para cada dia; e, depois disto, o holocausto contínuo e os sacrifícios das Festas da Lua Nova e de todas as festas fixas do SENHOR, como também os dos que traziam ofertas voluntárias ao SENHOR. 

Desde o primeiro dia do sétimo mês, começaram a oferecer holocaustos ao SENHOR; porém ainda não estavam postos os fundamentos do templo do SENHOR. Esdras 3.1-6

Ainda não havia o Templo, mas o Altar foi restaurado. Isso mostra que o começo da mudança não é o fato de ir à igreja, tudo começa no Altar! 

Todos os que desejam mudar de vida não podem perder mais tempo, têm que começar pelo seu Altar, ou seja, sua relação com Deus, pois enquanto este está destruído, a vida estará em ruínas. 

Como está seu Altar? Restaurado ou em ruínas? Sua vida mostra isso!!!
Que Deus nos ilumine para entender isso!