O que fazer depois que seu parceiro foi embora de casa?
Para que qualquer relacionamento dê certo é preciso que os envolvidos tenham a autoestima elevada. Para isso três passos são fundamentais: amar a Deus, amar a si mesmo e amar o próximo.
Não tem como as coisas fluírem na vida a dois sem que exista esse tripé. Quando a mulher ou o homem esquecem desses pontos, a infelicidade fará parte da união no lugar do amor. Na “Escola do Amor Responde” desta edição, você confere as respostas dos apresentadores Renato e Cristiane Cardoso para os questionamentos de Andréa e de uma leitora que chamaremos de Amiga, pois ela preferiu não se identificar.
Amiga – Estou separada do meu marido, mas ele sempre vem em casa. Somos novos, temos 23 anos e tivemos filhos muito jovens. Estávamos quase nos reconciliando, mas descobri que ele estava saindo com os colegas e com outra mulher. Ele diz que é mentira, mas não quer voltar a morar comigo. Queria saber como agir nessa situação. Estou perdida porque ainda o amo.
Cristiane – O que ele quer de verdade é manter a vida de solteiro que tem no momento. Na cabeça dele, esse casamento não existe mais. Agora, ele tem o que quer também com você. Porque, de vez em quando, ele passa aí. O que acontece, normalmente, é a mulher ceder. Porque a mulher pensa assim: "ele sentirá tanto a minha falta que vai querer voltar para casa. Então, deixa eu ser bem atraente, deixa eu falar isso, deixa eu colocar isso, porque assim ele vai querer voltar". Na verdade, você está dando a ele ainda mais oportunidade de manter as coisas como estão. Porque ele tem a vida dele lá fora do jeito que ele quer e, quando ele vai para a sua casa, também tem o que quer. É por isso que ele não quer mudar nada. Então, por mais que você o ame, o certo é você dizer: "se você quer manter as coisas dessa maneira, vamos nos separar de verdade, vamos nos divorciar, porque eu também vou andar para a frente. Vou arrumar outro relacionamento. Não vou ficar aqui esperando você se decidir.
Renato – Você é nova. Tem 23 anos. E você não pode ficar parada esperando que ele decida o que ele quer da vida. Então, se ele não quer ser marido, não seja esposa, não o trate como tal. Trate-o apenas como pai dos seus filhos. Eu sei que é triste, é duro. Mas, todas as vezes que ele visitá-la, você vai ficar dando carinho, amor, sexo, comida, dando tudo de si e ele não vai dar nada a você? Você tem que tratá-lo da forma que ele quer ser tratado, ainda que ele diga que ama você, que você tem que dar um tempo ou que você tem que entendê-lo.
Cristiane – O fato dele não querer voltar para casa já diz tudo, mesmo que ele realmente não esteja com outra mulher. O fato dele não querer voltar já é suficiente. Porque quando você se casa é para você ficar com o seu marido ou a sua esposa dentro da mesma casa. Você não se casa para ficar separado. Mesmo se ele for contra essa questão, você precisa falar: "se você não quer voltar, não volte mais. Eu vou fechar a porta e acabou". Às vezes, a gente fala assim e a pessoa fica meio abalada, porque não tem como controlar o coração. Muita gente que ama é escrava dele. Veja bem, mesmo você amando alguém, pode tomar essa atitude. É uma decisão que você faz racionalmente. Amiga, vá se tratar, vá se cuidar, vá investir em você mesma, no seu tempo, nos seus filhos e deixe-o de lado. E, quando ele quiser voltar, que prove que realmente mudou e volte lá para o final da fila: tem que namorar e noivar para depois casar de novo.
O primeiro passo para que ele valorize você
Renato – Isso se chama valorizar-se. É o primeiro passo para que ele valorize você. Você diz: "eu o amo, não quero perdê-lo". Não tem nada a ver o sentimento com o que é certo. Você tem que fazer o que é certo. Porque, se você se valorizar conforme nós estamos lhe aconselhando aqui, então, você tem a melhor chance de que ele mude, valorize você e seja um marido de verdade e um pai para os filhos. Agora, se você quiser ceder sempre aos seus sentimentos e emoções, ele continuará tirando vantagem das suas emoções e seguirá tirando o que quer de você sem dar nada em troca. Então, a decisão é sua: você escolhe a vida que você quer ter.
Andréa – Há 7 meses meu marido saiu de casa. Sempre brigávamos e eu passei a dormir com meu filho. Entrei em depressão e ele acabou indo embora. Hoje sofro muito porque passamos 14 anos juntos.
Renato – Vou responder não só para a Andréa, mas para todas as pessoas que estão na pré-fase do fundo do poço. Você está caindo e vai esperar chegar no momento do desespero para pedir ajuda? Não é melhor prevenir, como a gente faz com a nossa saúde? Muitos tipos de câncer são curáveis se a pessoa for ao médico e buscar ajuda. Eu sei que para a pessoa que crê em Deus nunca é tarde. Mas isso não quer dizer que você vai ser poupada do sofrimento por não ter buscado ajuda cedo.
Então, o que fazer agora?
Renato – Andréa, você precisa se tratar. Você está doente pela falta do seu marido. Talvez esteja se culpando e sentindo como se o mundo tivesse acabado para você. Exatamente pelo fato de você ter tratado o seu marido como a coisa mais importante na sua vida. Agora que ele foi embora, você está perdida, sem saber o que fazer. Então, mude a maneira de olhar para ele. Ele não pode ser o centro da sua vida, a sua razão de acordar de manhã, de respirar. Você precisa fazer que Deus seja o centro da sua vida, porque Ele é o único que nunca vai decepcioná-la, e em seguida vem você mesma.
Cristiane – Não adianta ficar chorando, deprimida, ficar reclamando, implorando que ele volte. A única coisa que você pode fazer agora é melhorar como pessoa. Aprender com o que aconteceu entre vocês. Então, invista em si mesma. Tire esse momento para se cuidar. Você vai ver que, depois de um tempo, ele vai querer voltar.
Se cuide e seja agradável
Cristiane – A mulher e o homem, normalmente, quando ficam deprimidos, não se cuidam e se tornam desagradáveis. Como é que a pessoa que foi embora de casa vai querer voltar para uma pessoa e um ambiente assim? Não tem como. Você quer que ele volte por pena de você? É isso que você quer dele? É claro que não. Então, melhore como pessoa, assim ele vai voltar correndo e querendo uma nova chance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário