Descubra por que essa é uma das principais características de Deus e dos que são dEle
Em uma situação desesperadora e de sofrimento, há os que clamam por “misericórdia”. E quando alguém diz que “concedeu misericórdia”, será que está mostrando que perdoou, mesmo que o outro, aos olhos humanos, não merecesse perdão? Qual o real significado dessa palavra tão comumente usada?
Segundo o dicionário Aurélio, misericórdia é a compaixão suscitada pela miséria alheia. Indulgência (facilidade para perdoar os erros cometidos pelos outros), perdão ou graça. E o misericordioso é aquele que perdoa as ofensas que lhe fazem.
Misericórdia é a essência de Deus
E no sentido bíblico?
A misericórdia é muito mais do que apenas um aspecto do amor de Deus, ela é o próprio Deus. No Monte Sinai, ao Se revelar para Moisés, “misericordioso” é a primeira definição que Deus faz de Si mesmo (Êxodo 34.6).
“O Senhor é longânimo e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, ainda que não inocenta o culpado...” Números 14.18
Mais do que justo, Deus é misericordioso, e quando aplica a Sua justiça, ela jamais contradiz a Sua misericórdia. A misericórdia Divina, que perdoa os nossos pecados, está além do nosso entendimento. Ela é a razão de não sermos consumidos (Lamentações 3.22,23). É próprio da essência de Deus vir em socorro de quem necessita dEle.
Mas, para entender a profundidade dessa palavra, o melhor a fazer é ir à raiz de sua origem. Em hebraico, o verbo LeRachem (לרחם), que significa “ter misericórdia ou pena”, tem conexão com “querido” ou “amado” – Rachim (רחים). Por isso, muitas vezes é traduzido por “amor”, mas também pode ser traduzido por “bondade”, “benevolência” ou “benignidade”. Assim, podemos dizer que não existe amor sem misericórdia. Outro aspecto curioso da palavra é que ela também tem ligação com “útero”, que é chamado Rechem (רחם). Algumas derivações também são usadas para “vísceras” e “entranhas”.
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.” Colossenses 3.12 (na versão Almeida Revista e Corrigida)
O quanto precisamos de misericórdia
A Bíblia é permeada da misericórdia Divina para com os homens, mostrando o quanto a humanidade necessita de Deus. Ele não tem nenhuma obrigação em nos perdoar, mas o faz porque Sua “misericórdia dura para sempre”. Não é à toa que essa expressão aparece em 26 versículos somente no Salmo 136, além de em oito outros Salmos e em diversas outras passagens do Antigo Testamento. A palavra “misericórdia” aparece cerca de 150 vezes nas Sagradas Escrituras.
Felizes os misericordiosos
Se observarmos as parábolas das bem-aventuranças (Mateus 5), vemos que há uma recompensa para cada situação: os limpos de coração verão a Deus; os pacificadores serão chamados filhos de Deus. Porém, “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mateus 5.7). Essa passagem bíblica demonstra que a nossa recompensa é a mesma que oferecemos aos outros.
A misericórdia é o que há de mais Divino no homem. Quando somos misericordiosos somos como Deus (Lucas 6.36). Você está preparado para agir como Ele?
Nenhum comentário:
Postar um comentário