A conduta do crente em relação à
família é explicada de forma clara na Bíblia. Não há qualquer dúvida de que a
conduta do crente como marido deve ser exemplar na liderança de sua família,
bem como também deve ser a conduta da esposa como sábia edificadora de sua casa
nos princípios do Senhor (Provérbios 14:1). Já os filhos cristãos, por sua vez,
devem honrar e obedecer aos seus pais, e os pais crentes não devem provocar os
seus filhos.
Na Carta aos Efésios encontramos
o texto bíblico que aborda de forma mais direta qual deve ser a conduta do
crente em relação à família. Entre os capítulos 5 e 6 de sua epístola, o
apóstolo Paulo faz uma exposição sobre a vida familiar cristã de acordo com a
vontade de Deus. Em sua exposição o apóstolo aborda o papel do marido, da
esposa e dos filhos num lar cristão.
A conduta do crente em relação à
família: o marido.
A Bíblia coloca o marido como o
líder da unidade familiar. Assim como Cristo é a cabeça da Igreja, o
marido é a cabeça da mulher (Efésios 5:23). Essa é realmente uma implicação
muito séria, pois significa que assim como Cristo lidera a Igreja, o marido
crente também deve liderar sua família. Obviamente isso quer dizer que a
liderança do marido cristão deve ser uma liderança amorosa, justa e santa.
Por isso que a conduta do crente
como marido deve ser uma conduta de amor e respeito pautada na Palavra de
Deus e à semelhança do amor e do cuidado de Cristo por Sua Igreja. O
apóstolo Paulo explica que os maridos devem amar suas próprias esposas, “assim
como também Cristo amou a Igreja, e se entregou por ela; a fim de santificá-la,
purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para apresentar a si mesmo
igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e
irrepreensível” (Efésios 5:25-27).
Portanto, o marido crente deve
amar sua esposa não com um amor egoísta, mas com um amor sacrifical. O amor do
marido por sua esposa jamais deve objetivar seus próprios interesses. Além
disso, como sacerdote de sua casa, o marido deve amar sua esposa com um amor
santificador. Amparada no amor de seu marido, a mulher é santificada e
protegida das investidas estranhas ao seu matrimônio.
Na sequência Paulo também diz que
os maridos devem amar suas esposas com um amor abnegado e cuidador. Ele explica
que o crente precisa amar sua mulher como ama seu próprio corpo. Nesse sentido,
o marido que ama a sua mulher ama-se a si mesmo (Efésios 5:28).
Dessa forma, assim como não é
esperado que alguém maltrate seu próprio corpo, também não é esperado que o
marido maltrate sua esposa. Ao contrário disso, ele deve cuidar dela,
protegê-la e sustentá-la, assim como o Senhor cuida da Igreja (Efésios 5:29).
A palavra “cuidar” nesse versículo traduz um termo grego que pode significar “acariciar”. Isso quer dizer que o cuidado do marido por sua esposa deve ser expresso em carinho e atenção.
A palavra “cuidar” nesse versículo traduz um termo grego que pode significar “acariciar”. Isso quer dizer que o cuidado do marido por sua esposa deve ser expresso em carinho e atenção.
A conduta do crente em relação à
família: a esposa.
A Bíblia ensina a plena dignidade
da mulher, de modo que diante do Senhor não há distinção entre homens e
mulheres (Gálatas 3:8). Mas também é verdade que a Bíblia ensina que homens e
mulheres foram chamados para executar papeis diferentes. Então o fato de a
Bíblia mostrar o homem no papel de líder de sua casa, isso não quer dizer que a
mulher é inferior a ele ou menos digna. Em vez disso, a mulher é a ajudadora
que Deus providenciou para completar o homem.
O apóstolo Paulo usa a
analogia do relacionamento de Cristo e a Igreja para falar da relação entre o
marido e a esposa. Então assim como a Igreja é sujeita a Cristo, a esposa deve
ser sujeita ao marido (Efésios 5:22,23).
Mas a submissão da esposa ao
marido não deve ser uma submissão incondicional e irracional, nem um
instrumento para lhe colocar numa posição de inferioridade. Também é
interessante notar que a Bíblia não ensina uma submissão genérica; isto é, a
Bíblia não ensina que toda mulher de forma geral deve ser submissa a todo
homem. Mas a Bíblia fala da submissão da esposa ao seu próprio marido.
Quando a Bíblia diz que a mulher
deve se sujeitar ao seu marido, isso não quer dizer que a mulher é menos
importante que o marido ou que ela não tenha direitos perante ele. Devemos
perceber que a Bíblia ensina a submissão da esposa à liderança santa, justa e
amorosa do marido.
Os maridos jamais devem se
esquecer que a Bíblia diz que a mulher deve ser submissa a um marido que a ama
como Cristo ama a Igreja. Quando o marido lidera sua casa como Cristo lidera
Sua Igreja, a esposa tem prazer em estar sob sua liderança, pois isso implica
num lar seguro e feliz. Entenda também a visão correta das mulheres na
Bíblia.
A conduta do crente como filho.
Depois de falar da conduta do
crente em relação à família no que diz respeito aos cônjuges, o apóstolo Paulo
fala da conduta do crente em relação à família no que diz respeito ao
relacionamento entre pais e filhos.
Os filhos são chamados à
obediência aos pais. É a vontade de Deus que os filhos honrem seus
pais (Efésios 6:1,2). Fazendo isso, eles contam as bênçãos do Senhor sobre suas
vidas (Efésios 6:3).
Mas o texto bíblico também explica que os pais
não devem levar seus filhos à ira (Efésios 6:4). Aqui mais uma vez entra o
princípio da liderança santa. Os pais que lideram seus filhos devem exercer
essa liderança de uma forma que provoque neles admiração e respeito, não
descontentamento e desânimo. Os pais cristãos devem buscar os princípios da
Palavra de Deus para poderem cuidar de seus filhos com sabedoria. Eles devem
criar os seus filhos “na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios
6:3).
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