sábado, 22 de março de 2014

A Importância Do Ensino Bíblico. Deus não é do jeito que você imagina, mas do jeito que Ele se revela nas Escrituras

Versículo chave
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. 2Tm 2.15

Introdução
A importância do ensino acerca das coisas de Deus fica evidente quando aprendemos na bíblia que essa era uma das principais funções do Senhor Jesus em seu ministério terreno.  
E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando... (Mt 4.23a) Este ministério não era exclusividade dele, tem sido uma ordem aos seus seguidores.
Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. 
Amém (Mt 28.20)! Essa ordem foi prontamente obedecida pelos apóstolos e hoje não pode ser diferente. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar Jesus Cristo (At. 5.42). 
Era uma das maiores preocupação de Paulo para com os ministros que ele formava. 1Tm cap. 4 ...manda estas coisas e ensina-as (v,11) ...persiste em ler, exortar e ensinar (v,13) ...tem cuidado de ti mesmo e da doutrina... (v,16). E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros (2Tm 2.2).
Deus não quer que sejamos meninos na fé
A falta de conhecimento bíblico, principalmente entre os que estão a mais tempo na fé, é um desastre na ótica divina, quanto mais àqueles que estão envolvidos com a obra. 

O plano de Deus é que o homem seja progressivamente aperfeiçoado, mas isso é impossível sem o aprendizado da palavra de Deus. 

A esses negligentes, a Bíblia os chama de meninos na fé. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feitos tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento.

Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem quanto o mal (Hb 5.12-14).
A autoridade das Escrituras
A Bíblia é a maior autoridade da igreja, estando nela toda a revelação e vontade de Deus, não pode de forma nenhuma ser omitida ou acrescentada. 
Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que vos mando (Dt. 4.2). 
Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso (Pv 30. 5,6). 
Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da arvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro (Ap 22.18,19).
Os crentes de Beréia foram considerados nobres, pois: ...de bom grado receberam a palavra, examinado cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim... (At. 17.11); por mais autoridade que os apóstolos tivessem, os bereanos entendiam que nenhum ensino deve ser acatado por quem quer que seja sem antes passar pelo crivo da palavra de Deus. 
Os crentes da igreja primitiva não inventavam, não tinham modismos nem achologias, todos os seus argumentos sempre estavam fundamentados na palavra de Deus, e isso não deve mudar nunca! Porque com grande veemência convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo (At 18.28).
Aprender e ensinar, o papel da igreja
Deus se revela através das Sagradas Escrituras. Em todos os tempos esse foi o maior recurso usado por Deus para instruir o seu povo. Não há se quer uma citação que nos desencoraje a buscar tal conhecimento, pelo contrário, a falta dele nos traz muitos danos.  
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que se esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos (Os 4.6). 
Vemos tais princípios quando o Senhor recomenda seu livro a Josué. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás (Js 1.8).
O que disse Jesus acerca das Escrituras
Quando Jesus foi tentado pelo diabo no deserto, ele nos deixou um grande exemplo no tocando ao uso e convicção das Sagradas Escrituras. ...está escrito...(Mt 4.4,7,10). Se alguém julga ser de pouca importância a necessidade de aprendizado para conhecimento da Bíblia, atente para esta exortação de Jesus: ...Errais, não conhecendo as Escrituras... (Mt 22.29).

Uma observação interessante: O maior capítulo da Bíblia é o salmo 119, ele tem 176 versículos e todos exaltam a palavra de Deus usando termos como: lei, testemunhos, caminhos, mandamentos, estatutos, palavra, juízos, preceitos, promessas, etc...
Visão da Igreja
A Igreja que reconhece a autoridade da palavra de Deus, reconhece a necessidade do ensino e aprendizado da Bíblia e entende que ela é a base do nosso trabalho eclesiástico; e recomenda o uso contínuo, a leitura e meditação da mesma.
Nosso ministério se coloca à disposição para instruir todos os seus membros nas Sagradas Escrituras, pois cremos que a Bíblia é a infalível palavra de Deus.
Aplicação pessoal
-  Faça dos ensinos da Bíblia a sua filosofia de vida.
-  Tenha a leitura da Bíblia uma necessidade tão grande quanto a necessidade de comida.
-  Não aceite nenhuma proposta, ou argumento, ou ensino que seja contrário aos ensinos da Bíblia, faça como os crentes de Beréia.
-   Saiba que Deus não é do jeito que você imagina, mas do jeito que Ele se revela nas Escrituras.
-   Sempre compartilhe com seu próximo as verdades que você aprende, faça discípulos. Questionário
1. O que você acha que aconteceria caso Jesus só pregasse e curasse, mas não ensinasse seus seguidores?
2.  Em sua opinião, que nível de conhecimento bíblico deve ter um crente para que ele exerça um ministério na igreja do Senhor?
3.  Se alguém vier com a bíblia até você para questionar a tua fé, você está preparado para se defender mencionando o que está escrito?
4. O que você acha que os bereanos fariam caso o ensino dos apóstolos não estivessem de acordo com as Escrituras?
5. Você está disposto (a) a abrir mão de alguma coisa para aprender mais acerca das Escrituras ou isso não é importante pra você?
Outras referências
-  Dt 17.19 E o terá consigo e nele lerás todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao SENHOR, seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para fazê-los.
Is 8.20 A lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.
-  Is 34.16 Buscai no livro do SENHOR e lede: nenhuma dessas coisas falhará, nem uma nem outra faltará, porque a sua própria boca o ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará.
-   Rm 15.4 Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
-   1Tm 3.2 Convém, pois que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário