sábado, 26 de outubro de 2013

A restauração da comunhão entre o criador e a criatura

Sê exaltado, ó Deus acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua Glória. (Salmo 57.5)

A ordem da natureza depende do equilíbrio das forças, na vida espiritual também sucede dessa maneira, a queda do homem ocasionou uma drástica mudança na relação que havia entre criatura e criador.

Para entendermos um pouco melhor, voltemos nos início da história do Homem :

Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si  aventais. e ouviram a voz de Deus que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. (Genesis 3:7,8)

Adão vivia no paraíso, o paraíso representa a plenitude da Gloria de Deus, ou seja o Homem vivia de baixo da graça, aonde a sua comunhão com o criador era presente em sua vida, o homem desfrutava em viver gloriosamente na presença e Deus e nada lhe faltava.

A partir do momento que Adão e Eva pecaram seus olhos se abriram para o mal, pois eles tomaram conhecimento do mal, que já habitava antes da criação do homem, com a vinda de Satanás, que foi lançado do céu.

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e , acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e no monte da consagração, me assentarei, da banda dos lados no Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno,ao mais profundo do abismo. Isaías 14:13,15

Quando o homem tomou consciência do mal, a sua aliança com Deus  deixou de ser natural, e tornou-se difícil, isso porque a partir do momento que este tomou conhecimento do mal, suas escolhas o levaram para longe da presença de Deus.

Quando o homem em seu caminho com Deus, persevera, guiado pelo verbo de Deus (Jesus), este desfrutara de um momento no qual todo homem nesse mundo um dia já desejou viver, a plenitude de Deus.

Estar de baixo da graça de Deus, representa exatamente o que descreve o salmista Davi, no Salmo 91

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. (Salmos 91:1).

onipresente
Como já falamos anteriormente  manifestação de Deus se dá a favor do justo, a oração e a obediência move o poder de Deus a favor daqueles que o serve.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)
Mais para isso Deus precisa ser exaltado na vida do crente , ou seja o homem precisa coloca-lo na posição correta, acima da sua própria vontade.
Somente depois que entendemos, obedecemos a Deus, abrindo mão do nosso próprio querer, nos tornamos verdadeiros servos, um caminho difícil, para se chegar, porém não impossível.
A graça é conquistada aqui mesmo, o céu, a salvação e viver a plenitude de Deus, são basicamente sinônimos, pois quando Deus é exaltada na vida de um crente, todas essas coisas se realizam .
O momento que vivemos hoje é o melhor momento para se conquistar a graça, é o momento da redenção, ou seja Cristo de braços abertos, esperando os escolhidos para guia-los a Deus.
Já aprendemos que fé é o olhar da alma que contempla o criador , esse movimento impulsionado pelo amor é o que chamado de caminhar na presença de Deus, olhar, entender o pensamento de Deus e seguir sobre a sua permissão, sem questionar por algumas vezes e entender, mais cientes que se Deus nos manda ir seguimos, isso é fé, é crer no que Deus nos revela.
A fé nos cria um relacionamento positivo entre criatura e criador, o deslumbramento nos faz adorar a Deus, pelo que ele é, sem interesse, isso é maturidade de fé, agimos simplesmente por amor a ele, sabendo que o seu caminho é sempre melhor que o nosso, deixamos de fazer o que alimenta nossa vontade, e ego, para fazer simplesmente a vontade de Deus, e depois deslumbramos com os resultados alcançados.
Deus viu graça em você, essa foi a única explicação que encontrei quando questionei a Deus, Deus porque eu, porque me escolheu?
Porque Deus sabia que nós iriamos segui-lo, por nos conhecer, quando Deus vê graça em alguém, Deus agira a favor, mais a favor do que nos favorece a alcançar ao Reino, isso quer dizer que se a prosperidade nos deixaria orgulhoso, talvez Deus tarde em te dar vitória, até que aprenda a conviver com ela.
Quando a Gloria de Deus for expressa através de sua vida, você poderá compreender que esta agindo debaixo da vontade de Deus.
A parábola do espelho nos mostra isso.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; (Tiago 1:23)
jesus2
Se Deus esta em sua vida e em suas escolhas, elas devem refletir a imagem de Deus, é Deus que deverá ser refletido no espelho, afinal somos a imagem e semelhança de nosso criador.
Quando alguém olhar para você e sentir a presença de Deus, através da sua vida, a imagem de Deus que esta sendo refletida, então podemos dizer que você realmente esta servindo a Deus.
O desvio da personalidade santa do homem,deu-se devido ao seu afastamento de Deus, ocasionado pelo pecado, a restauração só começa a partir do momento que temos essa percepção e acima de tudo da escolha do homem em regressar.
A salvação nada mais é do que a regressão do homem, da restauração da comunhão entre criador e criatura.
A expiação efetivada pelo sangue de Jesus, torna essa relação totalmente satisfatória, a aceitação do homem a Jesus como seu Senhor, quebra o julgo, ou seja, torna nosso fardo menor, mais leve, afastando de nossas vidas nosso inimigo, tornando o homem livre para fazer suas escolhas.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)
A relação entre a trindade ( Pai, Filho e Espírito Santo) e o homem, torna-se estreita, confortando o homem, o Espírito Consolador, ou seja o Espírito Santo, nós faz sentir o amor de Deus.
A fome faz parte do seu chamado, ela alimentara o seu espírito com a Palavra de Deus, mais é a sede que nos faz beber da fonte da vida, que se torna possível pela comunhão da trindade, o batismo do Espírito Santo sobre nossas vidas, nos leva próximo a Deus, sem beber da fonte de Deus, não sobreviveríamos as provas.
Nem só fome, nem só cede, ambos tem que caminhar juntos.
Deus é o nosso ponto de equilíbrio, nossa referência, descobrir a sua nudez é atributo do Espírito Santo, para que possamos ver em nós o que não agrada a Deus, mais o mesmo que revela, expressa o seu amor.
Como amor Deus nos muda e, com amor, você pode transformar o mundo, assim a vida do crente é cheia de contradições, todo dia temos que escolher, e sabemos escolher, mais temos que escolher todos os dias, entre Deus e o mundo.
Compreendemos aqui quando Deus se expressa “Eu sou”, e o melhor em saber que ele é, e que ele deve ser nossa referência, é saber que ele não muda, Deus é imutável.
Da mesma forma que o marinheiro se localiza no mar, o crente busca posicionar-se com Deus, e posso dizer que o lugar mais alto que você pode alcançar na presença de Deus é aos pés de Jesus.
Estar aos pés de Jesus expressa a humildade do homem em ouvi-lo e segui-lo, é só se posicionando que você ocupara o lugar do Salmista, a sombra do onipotente, descansará, é  com humildade que colocar Deus em exaltação.
humildes
A maior dificuldade é a aceitação, reciclar os caminhos não é necessário, Deus não muda, aprendeu algo com o Espírito Santo, guarde-a pela eternidade.
Se você colocar a Candeia acima de sua vida, ou seja, a luz do mundo será refletida através da sua vida , se a coloca-la em baixo, não poderá ver o que esta a sua frente, tropeçaras, não tema o que vem amanha, o futuro pertence a Deus, se for obediente, lembre-se sempre descanse como o Salmista nos propôs.
O maior engano do homem é imaginar, imaginar o futuro, criar uma imagem de Deus, sem o conhece-lo, comparando-o com uma força superior.
Isso tira alguns dos atributos de Deus que é o amor, a santidade, a justiça, dentre outros.
Colocar Deus no posicionamento correto, somente é possível se podermos conhece-lo e, admira-lo, eis aqui o primeiro mandamento colocado com um entendimento palpável.
Deus colocara em prova sua decisão e, você respondera as suas escolhas, assim como já falamos acima, você responderá sempre, quem esta no controle de sua vida? Deus ou o dinheiro? Deus ou os homens? Deus e suas ambições?
“Se tu exaltado”, eis a chave que destranca a porta dos maiores tesouros da graça, quando isso se tornar uma procura natural de sua alma, parabéns!! O céu já chegou em sua vida.
O que nos espera juntamente com Deus, não se compara com que vivemos aqui, amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário