quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Evangelização na familia

” … tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.” Atos 1.8

Assim é a obra de Deus começa em Jerusalém, que representa você, depois se estende a Samaria, que são aqueles que estão próximos a você e por ultimo os confins da terra.

Isso chama-se avivamento, aonde Deus esta presente a Glória vai se estendendo, por isso devemos sempre testemunhar a Cristo, pelos nossos atos e atitudes o culto doméstico é por onde o avivamento vai chegar ao seu lar , salvando e libertando toda sua família.

Cada um tem um tempo diferente, mais nós devemos ser perseverantes e persistir sempre, comece a evangelizar em Samaria, ou seja na sua família.

5

Não podemos garantir a salvação de nossa família, mais não podemos negligenciarmos o nosso próprio circulo familiar para irmos evangelizar o mundo, começai pela família, porém esse vai ser o lugar mais difícil para se evangelizar.

Para que você possa evangelizar a sua família, deixe a sua família conviver com Cristo através de você, realize reuniões em casa, cultos, fale de Jesus, testemunhe para eles a obra de Deus, use a Palavra de Deus para guia-los e orientá-los, faça-os perceber a presença de Deus em momentos de vitória, olhem os sinais de Deus na vida deles, e os façam perceber a Gloria de Deus,quanta vezes as pessoas atribuem as benção de Deus a acontecimentos que diz respeito a sorte.

Ore por eles, a oração é o que vai trazer a vitória para sua família, a oração que vai mover o poder de Deus sobre a vida de cada um deles.

Jesus é o Verbo de Deus, através do seu testemunho de vida e de santidade, Deus se expressava, assim deve ser o crente o crente deve verbalizar, através de seu testemunho de vida a beleza de Deus, a sua maneira de se comportar, as suas palavras, suas atitudes, vão servir de testemunho e isso nada mais é do que evangelizar, a evangelização, não precisa tão somente ser verbal, o não verbal também expressa a manifestação de Deus, falar no silêncio faz parte do atributo de Deus. 4

É muito natural na nossa conversão termos por muitas vezes rejeição de nossos familiares, quanto a nossa mudança de  atitude, isso ocorre na família e fora dela, mais o crente jamais pode se afastar da sua família, o evangelho deve nos aproximar do mundo e não nos afastar, não esquecendo de respeitar a Palavras, quando nos dia: não nos aceitai a roda dos  escarnecedores, ou seja, não se envolva com fofocas, brigas, saiba ser moderador, nesse momentos.

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.  Salmos 1:1

Nós estamos nesse mundo para testemunhar e para transformar através do amor, o crente deve ser aquele que mais serve, deve estar sempre pronto para servir, mais lembrando que a evangelização, não quer dizer que você ajude todo mundo e esqueça-se de ti.

A caridade pode fazer parte da sua evangelização, mais ela não funciona sozinha, por isso somente suprir as necessidades e não nos alimentarmos, não vai resolver o problema, o entendimento é o melhor caminho, por isso devemos orar pelos nossos, para que saibamos a direção de Deus na evangelização de cada membro de sua família.

Seja fermento, seja sal e seja luz na vida da sua família, dentre esses três, todos eles tem algo em comum, eles penetram e transformam, é isso que deve buscar na evangelização, mais eles não devem ser guardados na prateleira do armário, para fazerem efeito tem que ter o contato.

Crescimento, sabor e luz, ilumine com sua vida o ambiente em que vive, dê um sabor diferente a vida da sua família e acima de tudo ajude-os no seu crescimento espiritual.

Mais para que tudo isso torne-se verdade existe uma receita muito prática, a comunhão e a direção de Deus, sem Deus os seus esforços serão em vão.

Para toda receita, não esqueça do tempo, cada um se apresentara de formas diferentes, o tempo de cada pessoa é diferente, mais Deus te dará a sabedoria de agir, seja sempre moderado,não exagere muito, pra que não se torne inconveniente  na vida deles, e sim presente no momento certo, na dosagem certa para cada um deles, seja agradável.

O Espírito Santo, te dará a palavra e o momento certo para agir, coloque tudo na presença de Deus e peça para ele estar a frente desse propósito.

2

Tempero, controlado pelo Espírito Santo, até mesmo nos conflitos da família, não seja omisso e displicente, mais não se envolva em fofocas, e conflitos, mantenha a paz e mansidão que o Espírito Santo lhe da.

Insista nos princípios cristão, mesmo que eles contrariem os valores familiares, lembre-se que em primeiro lugar devemos agradar a Deus e não ao homem, a sua fidelidade a voz do Espírito Santo, dará vitórias em muitas causas, pois Deus toma a frente das causas do fiel.

Acessibilidade, disposição, hospitalidade, dentre muitas outras, dara oportunidade ao Espírito Santo te usar, seja acolhedor, acolhimento também é evangelização, seja você o consolo do Espírito Santo, ele agirá em você a através de você.

Como evangelizar e ajudar a sua família nos caminhos cristãos?  Além de ajuda-los a conviver com Cristo, comece a perceber os maus hábitos dos membros de sua família, e ore por cada um deles e rejeites aos maus hábitos, testemunhe com suas atitudes.

Eu e minha casa serviremos ao Senhor, o culto no lar é a maneira mais eficaz de conversão aos membros da família, mais por muitas vezes a rejeição de participar aos cultos não será surpresa na vida do crente, mais a perseverança sobre a prática do culto familiar, ajudar muitos na conversão dos membros.

A perseverança dos cultos e a continuidade é tão profunda que exemplos bíblicos, mostram que muitos cultos foram estendidos de geração em geração.

Servir ha Deus em todas as áreas de nossa vida, a evangelização na família, faz parte desse servir, se Deus escolheu você como único convertido na sua família, você é responsável por todos, faça sua parte, que Deus cuidará do resto. .

O culto familiar é direcionado pelo Espírito Santo e tem um únicos propósito a conversão dos membros, porém existem dois grandes caminhos a serem percorridos, um deles é instrução diária da Palavra de Deus, pois sem ela não ha o alimento, e a oração direcionada ao trono, culto sem oração, é como um problema sem conclusão, a oração é o desfecho.

Instrução diária da Palavra de Deus: a prática da palavra vem através da meditação da Palavra de Deus, ou seja toda vez que ouvir a Palavra, comece a orar e meditar sobre ela, que o Espírito Santo lhe trara mais revelações do que a apresentada no culto, e a meditação a fara guarda-la em seu coração, assim toda vez que necessitar consulta-la, ela já fara parte de sua vida e de sua própria essência, assim somente depois que você as toma-la como verdade poderá testemunhar e possibilitar que sua família viva o evangelho através de você.

3

A leitura e meditação a noite, o levantar pela manhã o reunir-se durante o dia, deve ser uma prática da sua rotina e se você for o pai, a palavra tem que partir de você do cabeça da família.

As orações diárias ao trono de Deus: O hábito de orar, você sabia que até o hábito de orar é dada por Deus? Então se não tem esse hábito coloque-o nas suas orações e peça para Deus coloca-lo em seu coração, e se a vontade é dada por Deus, a oração também.

A oração vinda do Espírito, ela vem de cima para baixo, ou seja de Deus para nós como forma de entendimento, como ja falamos em tópicos anteriores, não se assuste, quando obrar os joelhos para orar, e começar dizendo a Deus que você não sabe o que vai orar, mais pede que a oração seja feita por ele através do Espírito Santo, Deus buscara em seu coração as palavras a serem ditas em oração.

Em seu coração através dos “gemidos inexprimíveis”,  quando oramos em Espírito é normal chorarmos quando nos colocamos em oração, pois elevamos nosso Espírito em Deus e assim o Espírito Santo retira do seu próprio coração os motivos que devemos orar, aflições, medos, vitórias não alcançadas, enfim tudo que necessitamos, depois da oração o consolo vem, pois o coração se derramou na presença de Deus, e depois de limparmos o coração, o esperar, quer dizer respeito a fé, e o milagre, como já falamos e a expressão realista dá pratica da fé.

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. Romanos 8:26,27

A oração de intercessão  é divina,  ela pode tanto ser para sua santificação ou vitória, quanto  intercessória á pessoas de sua família, como se fosse um orar e vigiar,  para si mesmo e  para os outro, muitos importante no caminhar de cada membro.

Por isso a evangelização no lar , além da palavra deve ser regada pela oração, pois ela sera o direcionamento de Deus na sua vida.

O hábito de orarem todos juntos, sejam de manhã, antes da refeição, não deixa de ser um culto em família, pelas manhã já coloque na presença de Deus os momentos que irá passar com sua família, ou em oração ou meditação, e já peça a presença de Deus nesses momentos.

Orar diante do trono de Deus, é ter propósitos verdadeiros, ou seja o primeiro maior deles é a conversão da família, então devemos perguntar a Deus qual a melhor maneira de fazer com cada um deles, respeitando as diferenças e tempo de cada um, como deve se comportar com cada membro, tudo deve ser feito com paciência, por etapa, e acima de tudo com direção de Deus.

Não exclua nenhum membro, independente de idade e crença, convide a todos, e faça algo não muito longo, mais com certeza e muita fé, não retroceder, a não ser que por motivo de força maior, isso tenha que ser feito.

Já peça a Deus em suas orações pela manhã também, além da  oração  a Palavra que deverá ser ministrada, e comece sua rotina, Deus falara grandemente em seu coração, que se encherá da graça, e pela sua boca Deus falará a todos.

O coração da casa é o melhor lugar para realizar o culto. Você deve saber, na sala ou na varanda, seja aonde escolheu, deve ser um lugar agradável, aonde a família gosta de se reunir.

Brevidade e coerência, é melhor ter 20 minutos de culto do que longos períodos, a coerência nas suas atitudes em relação ao culto, também é muito importante, nunca deixe de realizar o culto, admitindo justificativas, principalmente quando se diz respeito a você, o objetivo do culto é para se cultivar a espiritualidade da família, se houve algum mal entendido entre os membros, o culto ajuda a que todos repensem sobre o ocorrido.

Se você durante o dia por algum motivo perdeu a paciência com alguém da família, aproveite a oportunidade para pedir perdão, mais nunca deixe o sentimento de culpa ser um impedimento, não seria hipocrisia de sua parte dirigir o culto, como cabeça de sua família, afinal esse momento é momento de conciliação e reflexão.

Hoje o homem é desqualificado na presença de Deus, pelos seus pecados inconfessos, estes sim obstruem o canal da benção, admitir erros não o faz indigno perante a Deus.

Uma passagem bíblica muito boa para ser lida entre família é provérbios, são trinta e um capítulos, um para cada dia do mês, cada membro da família ler um versículo até o o termino do capitulo.

Faça um comentário dos versículos lidos, e se tiver alguma experiência  vivida, testemunhe, encoraje todos a falar, pergunte aos mais jovens se entenderam, cuide para que sua família seja prudente ao que é ministrado, não evangelize durante a oração, procure não centralizar os pedidos em você mesmo, ore por todos, expondo as necessidades perante a Deus, não ore sempre a mesma coisa, procure buscar em Deus as palavras o Espírito Santo de guiara, lembre-se sempre das pessoas que não puderam estar presente, se houve objeções delas, ore também por esse motivo, para que Deus plante no coração de todos membros o desejo de participar.

Se desejar pode colocar o culto família gradativamente, comece com 5 minutos e vá aumentando, pode inicia-lo somente lendo as escrituras, em outro dia acrescente o louvor, outro acrescente a ministração, até chegar a uns 20 minutos seja sempre  simples sem ser superficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário