quinta-feira, 14 de novembro de 2013

10 Motivos saudáveis para casar

1. Cumprir a vontade de Deus: em primeiro lugar o seu casamento é uma vontade de Deus, Ele é o principal interessado na  concretização deste sonho feliz. Só será realizado nesta área quem aprender a confiar na vontade de Deus. Quando confiamos nEle, não ficamos ansiosos. 

2. Expressar o amor de Deus por outra pessoa: 
O casamento representa o amor de Deus pelo seu povo e o de Cristo pela igreja. O amor de Deus é um amor sacrificial que se entrega pelo outro. Quando nos casamos precisamos ter em mente que o amor é incondicional e paga o preço que for preciso para ver o outro feliz. 
Quer saber se você ama alguém de verdade? Pense se você daria a sua vida por aquela pessoa ou se você seria capaz de renunciar algumas coisas por amor a ela. Leia sobre o amor ágape: 1Co 13 3. Expressar o amor pessoal por outra pessoa: Demonstrar um alto nível de estima e consideração pela outra pessoa, o qual não se demonstra a mais ninguém. Demonstrar a afetividade para outra pessoa é um motivo saudável desde que esteja baseado no amor ágape. 

4. Satisfazer necessidades e desejos sexuais de forma santa: 
O desejo sexual é dado por Deus e é para ser vivido em plenitude no casamento. O sexo é um dos maiores presentes de Deus para um casal, é uma forma física de demonstração de amor no casamento. 
(1 Co 7:1-5, 8-9) Porém se você deseja casar-se com o objetivo prioritário de satisfazer suas necessidades sexuais, então esse não seria um motivo saudável, pois é egoísta. 
O sexo é apenas dez por cento de um casamento, é muito pouco perto da grandeza dessa união diante de Deus. 

5. O desejo de começar uma família: O desejo de ter filhos é saudável, desde que não como um motivo fundamental para um casamento. Não existe melhor ambiente para formar uma família do que em um lar cristão. 

6. Companhia: O amor e amizade entre um casal é algo único entre eles. Todos possuem o desejo de ter essa companhia tão rica e gratificante. Contudo o desejo por uma companhia não deve vir de uma carência ou obsessão ou medo de ficar só. Se você tem algum trauma na sua vida sentimental, resolva-o antes de se casar, caso contrário a sua companhia vai ser um fardo para o seu futuro cônjuge. 

7. Compartilhar todas as coisas junto com a outra pessoa: Nossa alegria e risos multiplicam-se quando temos um cônjuge que é nosso amigo íntimo. O casamento é planejado para que o homem e a mulher passem o resto da vida juntos num relacionamento de participação, amor e respeito mútuo. 

8. Trabalhar juntos para atender as necessidades mútuas: O amor conjugal provoca o desejo de servir um ao outro e este processo de doação exige sensibilidade de ambas as partes para suprir as necessidade espirituais, emocionais e físicas. (Eclesiastes 4:12) 

9. Maximizar o potencial de cada um: O desejo de ajudar a pessoa amada a ser tudo o que ela pode ser de bom é um ótimo motivo para casar-se. Na parceria os dois devem se incentivar a orar, defender-se, desafiar-se, confortar-se e sustentar um ao outro. É lindo ver quando um é instrumento na vida do outro para que ele cresça e seja tudo o que Deus quer que seja. 

10. Aperfeiçoar o crescimento espiritual: O casamento é projetado para pessoas que creem verdadeiramente em Deus. Por isso um casal deve priorizar, acima de qualquer coisa, o seu relacionamento com Deus. Os dois devem orar, meditar na Palavra e buscar aplicá-la em suas vidas. Qualquer casal que queira ter sucesso no seu casamento deve considerar seu crescimento espiritual como prioridade número um. (Mt 6:33, Ef 5:23) A característica primordial destes 

10 motivos saudáveis para se casar é que eles não são egoístas. As atitudes egoístas como carência sexual ou emocional nunca serão base para construir um casamento feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário