sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Os inimigos a serem vencidos

Os inimigos a serem vencidos.
Texto Bíblico: Rm.8:35 “quem nos separará do amor de Cristo?  atribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?”


Intr. É bom conhecermos as situações e os fatores que tentam nos derrotar É interessante notar que eles seguem uma escala de importância e estão em ordem decrescente.
INIMIGO É: Aquele que odeia alguém ou algo. Adversário. Opositor.
I - TÓPICO: QUATRO PERIGOSOS INIMIGOS EXTERNOS.
1.1           – Satanás: No livro de Apocalipse, ele é chamado de dragão, a antiga serpente, Diabo, acusador, enganador (Apc.12:9/10). As provações são muitas vezes causadas por uma ação direta de Satanás. É o caso de Jó (Jó.1:12) Daniel (Dn.10:12/13).
1.2           – Os anjos maus: Eles, algumas vezes, têm permissão de afligir os corpos dos homens. (Jó.1:12). Eles podem exercer influência maligna sobre a mente e o coração dos homens. (Ef.6:12).
1.3           – As lutas cotidianas: Paulo diz que nem atribulação, nem a angústia, nem espada poderá separar-nos do amor de Cristo. O Ap. faz também referência à fome e à nudez que geram as necessidades básicas.
1.4           – O risco de vida. O justo pode estar sujeito aos males naturais, como as catástrofes causadas pela natureza, e aos males físicos, como doenças, ou algum desastre etc... Mas o salmista falou: “ainda que eu andasse no vale de sombra e de morte, não temeria mal algum...” (Sl.23:4). Paulo também falou que “...em todas essas coisas somos mais que vencedores...” (Rm.8:37)
II – TÓPICO: TRES PERIGOSOS INIMIGOS INTERNOS.
2.1 – O pecado: Ele faz separação entre nós e Deus (Is.59:2). Todos nós estamos sujeitos a ele, mas o sangue de Cristo nos purificou e nos tornou filhos amados.
2.2 – Atribulação: O crente deve gloriar-se nas atribulações. “sabendo que a atribulação produz à paciência, a paciência, a experiência...” (Rm.5:3-5)
2.3 – A angústia: A angústia é algo mais intenso que a atribulação. Ela traz agonia e aflição intensas. Jesus também passou por este mesmo sofrimento (Mt.26:38). Mas quem nos separará do amor de Cristo?
III -  TÓPICO: COMO PODEREMOS VENCER OS INIMIGOS:
3.1 – Vencemos Satanás com as armaduras de Deus (Ef.6:11)
3.2 – As lutas cotidianas e o risco de vida são vencidos com oração (I Tm.2:1)
3.3 – O pecado e os desejos da carne são vencidos com jejum, oração e vigilância (Mt.26:41)
3.4 – Atribulação e a angústia são vencidos com fé e confiança em Deus (Hc.2:4; Rm.12:12)
CONCLUSÃO
O crente está em constante batalha espiritual contra a vontade da carne, o Diabo e os prazeres do mundo. Por isso, ele precisa manter-se espiritualmente preparado e robustecido na Palavra de Deus, levando sempre uma vida de vigilância e oração, a fim de enfrentar  a vencer os seus inimigos.
CULTOS NOS LARES
QUEBRA-GELO: Você tem algum adversário?
ADORAÇÃO:
EDIFICAÇÃO:
1 – Tem passado por atribulação?
2 – Os desejos da carne tem lhe vencido?
INTERCESSÃO: “Pai de amor, preciso vencer os inimigos internos e externos, necessito aprender falar como o Salmista, e com o Ap. Paulo, ainda que eu andasse no vale de sombra e de morte, não temeria mal algum...” “...em todas essas coisas somos mais que vencedores...” quero contar com as armas que Tu nos destes, mantendo a minha vida sempre vigilante, em nome de Jesus. Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário