sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Atitudes certas diante das adversidades



Atitudes certas diante das adversidades.
Texto Bíblico: At.13:49/52 “E 
divulgava-se a palavra do 
Senhor por toda aquela região. 
Mas os judeus incitaram as 
mulheres devotas de alta 
posição e os principais da 
cidade, suscitaram uma
 perseguição contra Paulo e 
Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. Mas estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio. Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo..”
Intr. O Obreiro que é designado para o trabalho do Senhor precisa estar emocional e espiritualmente preparado para os desafios que surgirem. Muitos obreiros despreparados costumam recuar e entrar em depressão quando se deparam com as perseguições. Porém, o Ap. Paulo nos deixou exemplos de coragem ao enfrentar os judaizantes de Antioquia.
ADVERSIDADE É: Contrariedade, aborrecimento, infelicidade, infortúnio, revés, qualidade ou caráter de adverso.
I - TÓPICO: PAULO ESTAVA PREPARADO P/ PASSAR PELAS ADVERSIDADES PORQUE:
1.1 – Priorizava Deus em sua vida, orava, jejuava, e era dirigido pelo Espírito Santo. (At.13:2/3)
1.2 – Mesmo diante das adversidades, enfrentando mentiras, calúnias e sofrendo abandono psicológico, Paulo seguiu em frente e sacudiu o pó dos seus pés.
1.3 – Paulo fugiu do tumulto e do apedrejamento (At.14:5/6). Há momentos em que o Cristão precisa recuar.
II – TÓPICO: PAULO MONTOU ALGUMAS ESTRATÉGIAS. Quando os judeus de Antioquia e Icônio se juntaram e o apedrejaram (At.14:19) ele:
2.1 – Fingiu-se de morto. Há momentos em que é preciso ficar quieto até que a tormenta se acalme.
2.2 – Somente se levantou quando se viu cercado pelos discípulos. (At.14:20). Quando o vento estiver favorável, é hora de se levantar.
2.3 – Manteve-se firme todo o tempo e depois voltou aonde tinha sido apedrejado. vs. 21 nas adversidades, o crente precisa ter coragem.
2.4 – Ajudou os outros. vs.22, o crente adquire experiências nas adversidades para, mais tarde, poder ajudar as outras pessoas (II Cor.1:3-4)
CONCLUSÃO
Assim como Paulo, o crente também tem de ser perseverante e manter-se firme nas adversidades (At.14:22) nenhuma adversidade deve fazê-lo desistir de seus projetos. Por mais tenebrosa que seja a adversidade, Deus é maior.
CULTOS NOS LARES
QUEBRA-GELO: Você é um obreiro designado?
ADORAÇÃO:
EDIFICAÇÃO:
1 – Tem priorizado Deus em sua vida?
2 – Lembra de algum momento em que Deus lhe deu uma estratégia?
INTERCESSÃO: “Jesus, preciso estar emocional e espiritualmente preparado para os desafios do dia-a-dia, necessito de manter-me firme diante das adversidades, quero que Tu esteja cada dia dando-me estratégias, quero ser perseverante, e nunca desistir dos meus projetos, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário