sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Como ser uma Bênção

Como ser uma bênção
Texto Bíblico: Gn.12:1/2 “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção..”
Intr. Nestes versículos, Deus prometeu algo importantíssimo para Abraão: “Tu serás uma bênção...” O que significa a palavra Bênção? É o favor divino; os meios que nos conduzem à felicidade. Quando somos abençoados, somos favorecidos por Deus e passamos a ser meios de felicidades para outras pessoas.
I - TÓPICO: CONDIÇÕES PARA ALCANÇARMOS O FAVOR DIVINO.
A primeira ordem de Deus a Abraão, em Gn. 12:1 foi: ouvir.
1.1  – Sai-te da tua terra: O primeiro grande principio para qualquer pessoa ser uma bênção é obedecer a Deus. O Senhor tem grande prazer em que lhe obedeçamos. É melhor obedecer do que o sacrificar (I Sm.15:22). O Senhor propõe a vida para os obedientes e a morte para os desobedientes.
A segunda ordem de Deus a Abraão, em Gn. 2: 1 foi: sair.
1.2  – da tua parentela, e da casa de teu pai: O segundo grande principio para qualquer pessoa ser abençoada é priorizar Deus em sua vida. Quando a pessoa dá preferência ao Reino de Deus, receberá cem vezes mais (Mt.6.33 / 19:29)
A terceira ordem de Deus a Abraão, em Gn.2:1 foi: ir.
1.3 – para a terra que eu te mostrarei: O crente deve ficar no lugar onde Deus tem-lhe revelado. Existem muitas pessoas preocupadas com o lugar dos outros. Outras menosprezam o seu próprio lugar. Cometem os mesmos erros de profeta Jonas, e tomam a direção errada. Então o Senhor arma uma grande tempestade.
II – TÓPICO: PROMESSAS PARA QUEM OBEDECE A DEUS.
Após lhe impor algumas condições, Deus fez a primeira promessa a Abraão em Gn.2:2:
2.1 – Eu farei de ti uma grande nação: O crente deve depender da ação de Deus em sua vida. Somente assim poderemos ser bênção. Caso contrário, não poderemos fazer nada (Sl. 127:2). Enquanto o crente fiel está dormindo, Deus está agindo em sua vida. (Sl.124:1-3)
A segunda promessa de Deus a Abraão em Gn. 2:2 foi:
2.2 – abençoar-te-ei: O crente tem de abençoar as outras pessoas. Porém, só podemos tornar-nos bênção para outras pessoas se Deus antes nos abençoar. Do contrário, não poderemos abençoar ninguém.
A terceira promessa de Deus a Abraão em Gn. 2:2 foi:
2.3 – e engrandecerei o teu nome: Deus elevou o nível de vida de Abraão em quatro aspectos: 1) Ele ocupou uma posição de destaque na galeria dos heróis da fé. (Rm.4:16-22); 2) Ele se destacou por suas atitudes pacificas (Gn.13.8), de coragem (Gn.14:12-17), de intercessão (Gn.18:23-33), 3) ele se destacou por sua individualidade ao demonstrar que era um homem excepcionalmente obediente a Deus (Gn.22:12), e de muitíssima fé (Hb.13:2), 4) ele se destacou por seus bens materiais (Gn.13:2).
A quarta promessa de Deus a Abraão em Gn.2:2 foi:
2.4 – e tu, sê uma bênção: A bênção de Abraão se estendeu à toda humanidade. Jesus Cristo, descendente de Abraão, trouxe salvação a todos os povos.
CONCLUSÃO
Sejamos uma benção em qualquer lugar em que estivermos. Falemos de Jesus a todos os que ainda não o aceitaram como Salvador. Que o nosso testemunho de vida e a nossa influência em todos os aspectos sejam bênção para as pessoas.
CULTOS NOS LARES
QUEBRA-GELO: Você é uma bênção?
ADORAÇÃO:
EDIFICAÇÃO:
1 – Tem escutado a voz de Deus?
2 – Você tem obedecido a Deus?
INTERCESSÃO: “Jesus querido, quero ser uma bênção, preciso ouvir a Sua voz, quero a cada dia Te obedecer, estar no lugar que Tu me revelaste, e que Tu continues agindo na minha vida, em nome de Jesus. Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário