sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dois caminhos e uma escolha



Dois caminhos e uma escolha.
Texto Bíblico: Mt.7:13/14 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.”
Intr. Por causa da precipitada escolha que resultou na morte espiritual do homem, Deus colocou diante dele dois caminhos e uma escolha; eu sempre que ministro sobre este assunto lembro-me que o caminho para a vida eterna, é parecido com uma viagem; você tem o ponto de inicio e o fim, mas ninguém impedirá de voce descer no meio da viagem.
ESCOLHA É: Seleção, preferência, opção, eleição.
I - TÓPICO: ALGUNS PONTOS QUE MARCAM A VIDA DE QUEM ESCOLHERAM A PORTA LARGA.
1.1 Vida de pecado: Pecar é errar o alvo. É praticar as obras da carne descritas em (Gl.5:19-21).
1.2 Amar o mundo: Amar o mundo é priorizar o “modus vivendus” ditado por satanás em (I Jo.2:15).
1.3 Deus é apenas um detalhe: Nos episódios narrados no livro de Juízes, os israelitas muitas vezes usaram o Senhor como peça descartável. O crente que se curva perante o deus deste século não terá as suas orações respondidas. (Tg.4:3)
II – TÓPICO: ALGUNS PONTOS QUE MARCAM A VIDA DE QUEM ESCOLHERAM A PORTA ESTREITA.
2.1 – Renuncia a si mesmo: Implica em renunciar os desejos da carne (Gl.5:16/17), mas sem cair nos extremismos e desequilibrios de vida radical muito conhecida no meio evangélico, que diz que a presente vida não tem nada para nós.
2.2 – Segue a Jesus: Seguir a Cristo é aceitá-lo como Salvador, guardar os Seus mandamentos, caminhar por estradas difíceis e pedregosas, e suportar as aflições como bom soldado. (Lc.9:23)
2.3 – Produz fruto do Espirito Santo: O primeiro gomo do fruto descrito em (Gl.5:22) é o amor. Não é amor eros (entre homem e mulher), nem Fhilia (amor fraterno), ou storge (amor familiar), mas é amor Ágape (amor que Deus coloca em nossos corações).
2.4 – Suporta a rejeição: O crente é às vezes rejeitado. Ele deve estar preparado para essa rejeição (Jo.15:18/19), sabendo que, se o mundo o rejeita, primeiro rejeitou a Cristo a ponto de crucificá-lo.
III - TÓPICO: RESULTADO DOS DOIS ESTILOS DE VIDA:
O resultado de quem escolheu entrar pela porta larga é:
3.1 – Pranto e ranger de dentes (Mt.25:30)
3.2 – Sofrimento eterno (Apc.20:10)
3.3 – Sofrimento eterno da alma e do corpo (Mt.10:28)
3.4 – Sofrimento e solidão nas trevas eternas (II Pd.2:17)
O resultado de quem escolheu entrar pela porta estreita é:
3.1 – A vida eterna (Jo.11:25)
3.2 – O céu (Apc.21:1/2)
3.3 – O paraíso (II Cor.12:2-4)
3.4 – A árvore da vida (Apc.2.7)
CONCLUSÃO
Deus deu ao homem o livre-arbítrio. Este poderá escolher ou au vida eterna com Cristo ou o tormento eterno, reservado para o diabo e seus anjos. Esses lugares até então abstratos para a humanidade existem e serão locais de habitação eterna quando, no julgamento das nações, Cristo reunir todos os povos e separar os salvos dos perdidos, como o pastor separa os bodes das ovelhas.
CULTOS NOS LARES
QUEBRA-GELO: Que caminhos você tem trilhado?
ADORAÇÃO:
EDIFICAÇÃO:
1 – Tem produzido que tipo de fruto?
2 – Com suas palavras definam porta larga / porta estreita
INTERCESSÃO: “Querido Senhor, sei como é importante produzir frutos do Espirito Santo principalmente o amor, preciso Pai deixar a vida de pecado, de amar o mundo, e necessito renunciar a mim mesmo, de seguir a Ti, ajude a suportar a rejeição, para que eu tenha a vida eterna, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário